Nuno Capela: O impacto dos pesticidas em abelhas melíferas

No último dia 30 de novembro, decorreu em Castelo Branco o Workshop em Sanidade Apícola, integrado no projeto Dinamiza (financiado pelo PDR2020, Portugal 2020). Este evento reuniu especialistas e apicultores para discutir medidas de prevenção e soluções para problemas sanitários nas colmeias.

Nuno Capela, investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, trouxe uma perspectiva fundamental ao abordar o tema “Efeito dos pesticidas em abelhas melíferas”. A sua apresentação explicou como os pesticidas são regulamentados na União Europeia e de que forma a legislação protege as abelhas.

Capela sublinhou a importância de respeitar os timings de aplicação dos pesticidas para reduzir o risco de exposição durante as épocas de maior atividade dos polinizadores. Além disso, destacou sinais de intoxicação a que os apicultores devem estar atentos, como alterações comportamentais das abelhas ou a presença de insetos mortos com a língua exposta.

Para os interessados, a sessão foi gravada e pode ser consultada na página de Facebook do CCAB e no canal de Youtube IdeiasConcertadasTV AQUI.