Dora Henriques: Resistência a acaricidas e suas implicações na apicultura

No último dia 30 de novembro, entre as 10h00 e as 12h45, o Workshop em Sanidade Apícola trouxe a Castelo Branco especialistas em apicultura para discutir as principais ameaças à saúde das abelhas. Este evento foi promovido no âmbito do projeto Dinamiza (financiado pelo PDR2020, Portugal 2020).

Entre os oradores, Dora Henriques, investigadora do CIMO, LA SusTEC, no Instituto Politécnico de Bragança, apresentou o tema “Distribuição das mutações associadas à resistência a piretróides e amitraz em Portugal: implicações para a apicultura”.

Henriques revelou detalhes sobre o projeto MITE (Varroa e vírus transmitidos: monitorização de mutações e desenvolvimento de ferramentas moleculares inovadoras), cujo objetivo é estimar a eficácia dos tratamentos para a varroose e desenvolver estratégias mais eficazes de controlo. Apicultores interessados podem colaborar no projeto através do formulário de inscrição ou saber mais em mite.ipb.pt.

Esta sessão foi uma excelente oportunidade para aprender mais sobre resistência a acaricidas e as suas implicações na apicultura. Para quem não pode participar, a gravação está disponível no Facebook do CCAB e no Youtube IdeiasConcertadasTV AQUI.